Ruminação mental é ficar sobre o controle de pensamentos que são repetitivos. Você fica “remoendo” um ou mais pensamentos ou preocupações sem parar.
Ocorre porque as pessoas tendem a ficar obcecadas por tais pensamentos, que geralmente, são negativos, autocríticos e autodepreciativos. Isso pode fazer você perder noites de sono, pensando e se preocupando com alguma coisa.
Geralmente envolvem coisas que gostaria de ter dito em sua determinada situação, coisas que queria ter feito e não fez e pensamentos sobre o que irá fazer em determinada situação que ainda não ocorreu, mas que já toma conta de seus pensamentos tornando-se preocupações.
AÇÕES QUE PODEM AJUDAR:
Pergunte-se:
Esse pensamento ou preocupação é útil?
Esse pensamento ou preocupação está ajudando a resolver alguma coisa?
Esse pensamento ou preocupação está me ajudando?
Esse pensamento ou preocupação está ajudando alguém?
Se você respondeu NÃO a qualquer uma dessas perguntas, então está na hora de deixar esse pensamento ou preocupação de lado e fazer o que é mais importante agora em sua vida.
Se você respondeu SIM e se tratar de uma preocupação, por exemplo, então está na hora de você tentar tomar atitudes que sejam válidas para resolver a questão.
O fato de você pensar em um problema não necessariamente irá resolvê-lo até que você faça algo ou tome alguma ação para encontrar uma solução.
É muito comum notarmos que quando pensamos em alguma coisa, não significa necessariamente que ela é verdadeira.
Quantas vezes você já pensou que iria acontecer coisas muito ruins com você e na hora do acontecimento, nada do que imaginou aconteceu?
TÉCNICA PARADA DE PENSAMENTOS
Quando estiver com os pensamentos repetitivos ou as preocupações tomando conta de sua mente, aplique essa técnica.
- Feche seus olhos e foque sua atenção em sua respiração para te trazer para o momento presente;
- Imagine um símbolo de pare em sua mente (geralmente os meus pacientes pensam em uma placa de trânsito escrita Pare) ou você pode dizer mentalmente ou verbalizar a palavra PARE;
- Agora direcione sua atenção a uma imagem de lembrança agradável a você ou se preferir imagine um lugar seguro. Nesse cenário, pense nos detalhes da imagem que veio a sua mente e fique pelo tempo que achar necessário;
- Finalmente, respire profundamente e abra os olhos e note seu ambiente.
Sempre que estiver com pensando demais ou com diversas preocupações surgindo em sua mente, faça essas perguntas e pratique a técnica parada de pensamentos. Além disso, lembre de todas as vezes em que esteve em uma dificuldade e conseguiu resolver as situações ou lembre das vezes que pensou que as situações seriam terríveis e na hora que vivenciou a experiência percebeu que nada daquilo que pensou, aconteceu.